Barra - Centro Empresarial Le Monde
 
Botafogo (Humaitá)
 
EPAO - 3523 - Responsável Técnico -  Dr. WILLIAM FROSSARD CRO 11623.

Área de Atuação

Ortodontia

O que faz a ortodontia?

A Ortodontia é a especialidade

da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da mordida, ou seja, disfunções dento-faciais

    A maior parte desses problemas são hereditários, mas alguns são adquiri-dos. Problemas hereditários incluem apinhamento dos dentes, espaço demasiado entre os dentes (diastemas), dentes em excesso ou faltando, fendas lábio-palatinas e uma grande variedade de outras irregularidades das arcadas e da face.

   Problemas adquiridos podem ser causados por sucção de dedo ou chupeta, deglutição atípica, vias aéreas superiores obstruídas por amígdalas ou adenoides avolumadas, doenças dentais, ou perda prematura de dentes decíduos ou permanentes. Seja adquirida ou hereditária, muitos destes problemas afetam, não apenas o alinhamento dos dentes, trazendo consequências funcionais, estéticas, influenciando também a aparência facial.

   O ideal é que a primeira avaliação do paciente seja feita aproximadamente aos 7 anos de idade. Um exame precoce proporciona ao especialista em Ortodontia determinar quando uma criança deveria ser tratada com o melhor resultado, no menor espaço de tempo e custo financeiro. Em muitos pacientes, tratamento preventivo alcança resultados que são inatingíveis uma vez que a face e as arcadas tenham terminado seu crescimento.

    O tratamento ortodôntico pode ser realizado em qualquer idade. Na verdade, mais ou menos 30% dos pacientes tratados atualmente são pacientes adultos. O processo biológico envolvido no movimento dentário é o mesmo em adultos e crianças. A saúde dos dentes, gengivas e ossos alveolares de um indivíduo é o que é mais importante na determinação da probabilidade para melhorar o sorriso e a saúde dental de um paciente adulto. Além disso, com a evolução dos sistemas de tratamento (mais rápidos) e novos materiais (aparelhos mais estéticos), aumentou bastante a aceitação desse tipo de tratamento por parte dos pacientes.

     Entretanto, certas correções não podem ser alcançadas apenas com o tratamento convencional com braquetes. Mudanças faciais significativas são alcançadas com uma combinação de procedimentos cirúrgicos e ortodônticos para indivíduos que tenham indicação para receber este tipo de tratamento (tratamento orto-cirúrgico).