Área de Atuação
Endodontia
Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal.
A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal.
É a especialidade que estuda e trata as enfermidades da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais.
O tratamento consiste na remoção da polpa dental, uma estrutura viva, que contém, entre outros elementos, nervos e vasos sanguíneos e substituição por material restaurador.
De modo geral, o tratamento endodôntico é indicado devido às seguintes situações: Dentes vivos - quando a polpa vital se apresenta inflamada, com dor espontânea (pulpite) em decorrência de uma exposição profunda da dentina por cárie, fratura da coroa, retração gengival, etc.
Em alguns casos é preciso fazer o tratamento endodôntico por indicação protética (por exemplo, necessidade de excessivo desgaste da estrutura dentária, dentes inclinados etc.
Dentes não vivos, quando a polpa perde a vitalidade (polpa necrosada) e compromete a estrutura que envolve a raiz, provocando inflamação da membrana periodontal e do osso de modo assintomático (granulomas e cistos).
Em algumas situações é necessário realizar o retratamento endodôntico, quando o tratamento anterior não foi bem realizado por algum motivo (dificuldades anatômicas, raízes com curvaturas acentuadas, canais calcificados, etc. ou quando o dente não foi devidamente restaurado podendo ocorrer a recontaminação do canal pelas bactérias presentes na saliva.
Atualmente, com técnicas modernas e instrumentais adequados, o tratamento de canal é feito na maioria das vezes em consulta única. Casos específicos (presença de pus, hemorragia persistente, retratamentos, etc.) podem necessitar de um maior número de atendimentos.