Barra - Centro Empresarial Le Monde
 
Botafogo (Humaitá)
 
EPAO - 3523 - Responsável Técnico -  Dr. WILLIAM FROSSARD CRO 11623.

20/02/2015

  • A beleza de ser saudável

Verão exige cuidados com os dentes

 

   Neste verão, abra os olhos em relação à sua boca por três motivos em especial: as bebidas geladas, os alimentos ácidos e a moda do clareamento dental. “É muito comum o frio provocar uma dor aguda e de curta duração nos dentes. Essa sensibilidade pode estar relacionada a uma série de problemas, como bruxismo, cáries, fraturas dentárias, desgastes na superfície dos dentes, próteses dentárias defeituosas e até aparelhos ortodônticos”, lista o dentista William Frossard, professor e coordenador do curso de

especialização da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.


   Já os alimentos ácidos, como frutas cítricas, entre elas limão e kiwi, refrigerantes e isotônicos, se forem consumidos em excesso podem causar corrosão no esmalte, que é a camada protetora do dente. “Isso pode se agravar se a escovação for feita imediatamente após o consumo de um desses itens. Por isso, o ideal é esperar pelo menos uma hora para que a acidez seja naturalmente diluída pela saliva”, completa o doutor William Frossard.


Branco demais, não!


   Por fim, o professor da UERJ alerta sobre a onda do clareamento dental realizada com pastas específicas. “Além de não serem efetivas, elas contêm substâncias abrasivas”, diz ele. Segundo o dentista, não só quem deseja clarear os dentes, mas quem tem sensibilidade dentária, deve procurar um especialista. “Em alguns casos, uma escovação correta associada a pastas específicas pode resolver o problema, já que alguns ingredientes da formulação ajudam a fechar os canalículos dentinários, que são o caminho para chegar à inervação do dente. Se eles estiverem abertos, pode haver dor”, avisa.