Ortodontia
A Ortodontia é a especialidade
da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da mordida, ou seja, disfunções dento-faciais.
A maior parte desses problemas são hereditários, mas alguns são adquiri-dos. Problemas hereditários incluem apinhamento dos dentes, espaço demasiado entre os dentes (diastemas), dentes em excesso ou faltando, fendas lábio-palatinas e uma grande variedade de outras irregularidades das arcadas e da face.
Problemas adquiridos podem ser causados por sucção de dedo ou chupeta, deglutição atípica, vias aéreas superiores obstruídas por amígdalas ou adenoides avolumadas, doenças dentais, ou perda prematura de dentes decíduos ou permanentes. Seja adquirida ou hereditária, muitos destes problemas afetam, não apenas o alinhamento dos dentes, trazendo consequências funcionais, estéticas, influenciando também a aparência facial.
O ideal é que a primeira avaliação do paciente seja feita aproximadamente aos 7 anos de idade. Um exame precoce proporciona ao especialista em Ortodontia determinar quando uma criança deveria ser tratada com o melhor resultado, no menor espaço de tempo e custo financeiro. Em muitos pacientes, tratamento preventivo alcança resultados que são inatingíveis uma vez que a face e as arcadas tenham terminado seu crescimento.
O tratamento ortodôntico pode ser realizado em qualquer idade. Na verdade, mais ou menos 30% dos pacientes tratados atualmente são pacientes adultos. O processo biológico envolvido no movimento dentário é o mesmo em adultos e crianças. A saúde dos dentes, gengivas e ossos alveolares de um indivíduo é o que é mais importante na determinação da probabilidade para melhorar o sorriso e a saúde dental de um paciente adulto. Além disso, com a evolução dos sistemas de tratamento (mais rápidos) e novos materiais (aparelhos mais estéticos), aumentou bastante a aceitação desse tipo de tratamento por parte dos pacientes.
Entretanto, certas correções não podem ser alcançadas apenas com o tratamento convencional com braquetes. Mudanças faciais significativas são alcançadas com uma combinação de procedimentos cirúrgicos e ortodônticos para indivíduos que tenham indicação para receber este tipo de tratamento (tratamento orto-cirúrgico).
Quem somos nós
ODONTOLOGIA CONTEMPORÂNEA
Dr. William Frossard
Dr. Rafael Frossard
Dr. William Frossard é Professor Associado do Departamento de Prótese da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenou o curso de Pós graduação em Prótese Dentária Clínica durante 25 anos na UERJ e hoje coordena o curso de Pós Graduação em Prótese na PUC RJ. Ele se graduou na UERJ em 1981 e realizou pós-graduação em Prótese Dentária Clínica na mesma universidade em 1982. Professor concursado desde 1985, recebeu o título de Mestrado em Dentística (UERJ) em 1998, e defendeu a tese de Doutorado em Periodontia (UERJ) em 2008. Também é Membro do Comitê Científico da Associação Francesa de Implantodontia AFOPI. Possui artigos publicados na área, e ministra cursos e palestras no Brasil e em outros países. Em sua clínica particular, trabalha com uma equipe de especialistas renomados de todas as áreas da Odontologia, oferecendo ao paciente um conceito moderno de tratamento multidisciplinar.
Dr. Rafael Frossard concluiu sua graduação em Odontologia pela Universidade Unigranrio em 2017. Atualmente, é professor do curso de Especialização em Prótese Dentária na IOPUC, RJ.
Possui título de Especialista em Implantodontia pela ABO Campinas e Pós-Graduação em Odontologia Estética pelo Senac São Paulo. Complementando sua formação, realizou capacitações em Cirurgia Oral Menor e em Cirurgia Periodontal e Peri-Implantar.
Dr. Rafael é um especialista em odontologia digital desde 2017, utilizando tecnologias avançadas para atender e reabilitar pacientes. Na clínica, ele conta com equipamentos como scanner intraoral , impressora 3d e fresadora, permitindo a realização de restaurações cerâmicas no mesmo atendimento.