Plástica Gengival
A cirurgia plástica periodontal, visa corrigir desarmonias gengivais através da remoção de excessos ou enxertos reconstrutivos.
É uma opção para aqueles que não estão satisfeitos com o sorriso e, também, com o formato e o tamanho de suas gengivas, que influenciam na harmonia da boca.
É o primeiro passo. Depois de tratadas as possíveis doenças periodontais que o paciente possa apresentar. A estética e a satisfação ao sorrir também devem ser levadas em consideração.
Cirurgias
Cirurgia de Dentes do Siso
A presença dos dentes do siso pode ocasionar complicações secundárias, por isso, removê-los quando possível é a opção mais indicada.
Mas o que são os dentes do siso?
Eles são os últimos dentes a se desenvolver e a aparecer na boca, geralmente entre os 17 e 25 anos, período conhecido como "Idade do Juízo".
Normalmente, os dentes do siso não conseguem romper as gengivas devido à falta de espaço nos ossos maxilares.
Como é realizada a extração do dente do siso?
Geralmente, a extração do dente do siso é um dos procedimentos cirúrgicos mais simples, especialmente quando realizada por um especialista em cirurgia bucomaxilofacial. O procedimento é totalmente suportável e pode ser feito com o paciente acordado, sem necessidade de sedação, utilizando técnicas de manejo da ansiedade e terapia comportamental.
O custo inicial da cirurgia varia conforme o grau de dificuldade dos dentes, as necessidades do paciente e os riscos envolvidos. No entanto, mesmo com os possíveis riscos, os benefícios a longo prazo sempre superam as complicações.
Importância da Remoção
A não remoção dos dentes do siso pode ocasionar danos aos dentes vizinhos, causar dor, enfraquecer o osso mandibular e, em casos mais graves, levar ao desenvolvimento de cistos, tumores ou infecções de origem dentária.
A área onde esses dentes estão localizados é de difícil acesso para a limpeza, criando um ambiente propício para bactérias que podem resultar em doenças periodontais. Além disso, essas bactérias podem se espalhar para outras partes do corpo por meio da corrente sanguínea, provocando infecções sistêmicas e afetando órgãos como o coração, os rins e outros.
Indicações para Remoção
A remoção dos dentes do siso é indicada em casos de:
-
Desenvolvimento de infecções ou doença periodontal;
-
Cáries (cavidades) irreparáveis;
-
Formação de patologias, como cistos e tumores;
-
Danos aos dentes vizinhos;
-
Necessidade de espaço para tratamento ortodôntico.
Quanto mais cedo, melhor
Os dentes do siso são mais fáceis de remover quando o paciente é mais jovem, pois suas raízes ainda não estão completamente formadas e o osso ao redor é mais flexível.
Quem somos nós
ODONTOLOGIA CONTEMPORÂNEA
Dr. William Frossard
Dr. Rafael Frossard
Dr. William Frossard é Professor Associado do Departamento de Prótese da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenou o curso de Pós graduação em Prótese Dentária Clínica durante 25 anos na UERJ e hoje coordena o curso de Pós Graduação em Prótese na PUC RJ.
Dr. Rafael Frossard concluiu sua graduação em Odontologia pela Universidade Unigranrio em 2017. Atualmente, é professor do curso de Especialização em Prótese Dentária na IOPUC, RJ.