top of page
  • Dieses Syndrom führt normalerweise dazu, dass die Zunge brennt und einen bitteren Geschmack im Mund hinterlässt. Darüber hinaus wird das Schlucken von Nahrung und Flüssigkeiten erschwert.

 

 

28 JUL2014

Ardência bucal atinge mulheres a partir dos 50 anos; entenda

 

   A língua queima, um gosto amargo vem à boca e é difícil engolir. Esses são os sintomas da Síndrome da Ardência Bucal, doença com maior incidência em mulheres com idade entre 50 a 70 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                               A Síndrome da Ardência Bucal pode estar                                                                                                 ligada a fatores externos e psicológicos e

                                                                                              não tem um tratamento único para cura

                                                                                                     Foto: Lisa S. / Shutterstock

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     Essa ardência ou queimação costuma ocorrer em mais de uma área, porém a língua é a mais atingida. “Lábios, palato, gengiva e mucosa jugal (área entre a bochecha e a gengiva), assoalho da boca e orofaringe também podem ser abrangidos”, diz Willian Frossard, professor e coordenador de Prótese Dentária Clínica da UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

    A SAB é classificada em três tipos que diferem pelos momentos do dia em que os sintomas aparecem. Algumas pessoas acordam bem e pioram ao longo do dia, enquanto outras já despertam se sentindo mal. O terceiro grupo relata que não há um padrão, os sintomas aparecem em dias aleatórios.

     Segundo o especialista, a causa da síndrome está associada a vários sinais clínicos. “Estudos incluem como causas fatores locais, neuropáticos, psicológicos e sistêmicos”, afirma Frossard. Por conta disso, não há tratamento estabelecido e padronizado para esse mal, sendo necessária uma abordagem multidisciplinar para lidar com o assunto.

    A terapêutica depende de um bom exame clínico, baseado nas causas relatadas e focado na melhora dos sintomas da queixa do paciente. Segundo o especialista, também é essencial incentivá-lo e apoiá-lo fazendo com que entenda a complexidade da síndrome.

    “Condutas como hidratação constante da boca, controle do consumo de bebidas alcoólicas, fumo, balanceamento da dieta alimentar e prescrição de vitamina B podem ajudar a aliviar os sintomas. Em algumas situações também é necessário trocar a prótese dentária (que podem acumular fungos e bactérias que agravem os sintomas)”, diz Frossard.

Brennender Mund betrifft Frauen über 50
Erde
Google-Bewertungen von Dr. William Frossard

Sehen Sie, was unsere Patienten sagen

Eine der am meisten empfohlenen Zahnkliniken in Rio de Janeiro

Bereit, mit Ihrer Behandlung zu beginnen?

Privater Service – Wir akzeptieren keine Pläne.

Barra da Tijuca - Die Welt 

Botafogo - Humaitá

Zahnklinik William und Rafael Frossard

EPAO – 3523 – Technischer Leiter – Dr. WILLIAM FROSSARD CRO 11623.

Datenschutzrichtlinie

bottom of page